Palavras Limpas

Porque a poesia pertence aos que precisam dela

09 julho 2008

Abaixo a ditadura da estética

A ditadura da estética não bate, não tortura o corpo físico, mas vicia a mente.
Ela faz com que uma simples imagem possa parecer uma propaganda, um ideal de consumo, ou um ato transgressor. E na contramão disso, o que é a pixação senão a publicidade anti-autoritária?
A pixação agride para mostrar que além dos out-doors não há nada além da ilusão... embora seja para os out-doors que sempre olhamos, e sorrimos.

Consumismo desenfreado, mundo hostil, globalitarismo. Quem se importa para o que é considerado socialmente "correto"? Não há mais contrato social, estão todos mergulhados na individualidade de conseguir, de crescer, de desenvolver. Desenvolver pra onde? Assim fecha-se o ciclo, e o homem no meio de tudo: entre os espaços privatizados do campo e da cidade.

Se a tal da "arte" não é capaz de criar novos territórios, novas linguagens, novas idéias, novas utopias ou novos paradigmas, quem irá fazê-lo? Não será a publicidade. Não espere que a revolução irá passar num canal de televisão, com cobertura 24 horas aos domingos, transmitida como um belo espetáculo, indicado para toda a família... A REVOLUÇÃO NÃO PASSARÁ NA TV.

Os gestos dos pixadores são como os gestos de Leonardo da Vinci, embora as obras do último tenham se tornado artigos de luxo, para gozo da elite, a qual insiste em reiterar os valores da "verdadeira arte".




8 Comments:

Blogger Fernando Murillo said...

Porém, não creio que toda pixação possa ser considerada arte, uma vez que para tanto, é necessário apenas um spary, bem como uma atitude.

Não acredito que a arte manifeste-se apenas em uma atitude ou forma de massagear o ego, tal como as declarações dos rapazes.

É necessário algo mais profundo, em minha leiga opinião, para ser considerada uma arte, não que esta tenha que, necessariamente, ter algum significado concreto.

Como diferir uma pixação artística, de uma manifestação qualquer de um vândalo - que talvez pense somente no ato "pixar", "degradar"...

É fato que existem aqueles, e estes do vídeo são, fundamentados...Mas como separar a arte do vandalismo...Ou o Vandalismo, em sua totalidade, é uma arte, na sua opinião?

5:27 PM  
Anonymous Anônimo said...

arte-vandalismo

nesse texto dei um pouco de profundidade teórica para a pixação.

A arte faz-se antes pelos gesto e pelos atos (teatro) do que pelos pressupostos teóricos.

Para fazer um quadro contemporaneo ou barroco necessita-se apenas de pincel e tela.

Não vejo pixação artistica ou pixação não-artistica. Vejo pixação. É uma arte que jamais irá para os museus. Ou será que a arte é mais uma instituição? Essa é a caracteristica da "verdadeira arte".

5:37 PM  
Anonymous Anônimo said...

corrigindo**

"A arte [tratada aqui] faz-se antes pelos gesto e pelos atos (teatro) do que pelos pressupostos teóricos.

5:39 PM  
Anonymous Anônimo said...

corrigindo**

"A arte [tratada aqui] faz-se antes pelos gesto e pelos atos (teatro) do que pelos pressupostos teóricos.

5:39 PM  
Blogger Fernando Murillo said...

Mas, então, qualquer pixação é arte, mesmo que o autor não tenha este fim?

3:38 PM  
Anonymous Anônimo said...

na ótica da arte, considero como arte

mas já pela ótica da culinária, eu diria que é um molho com batatas.

2:25 AM  
Anonymous Anônimo said...

tá, mas o que significa ela sendo considerada "arte"?
vejo a arte como comunicação, e a pixação estando dentro dessa "lista", posso concluir que ela criará espaço para os novos paradigmas, novas linguagens, novas utopias as quais citei.

2:27 AM  
Anonymous Anônimo said...

Concordo, Ailton, a pichação muitas vezes é a voz dos sem voz. Só por ela que muitos podem se expressar. E arte é, além de estética, transgressão dessa estética. Sempre vejo aqui perto uma frase que resume bem isso: "Pixar é moda. A lei que é foda".

10:41 AM  

Postar um comentário

<< Home