Palavras Limpas

Porque a poesia pertence aos que precisam dela

12 novembro 2006

Dois

Eu acendi um Cigarro, mas não esse Cigarro que se vende em qualquer bodega, não esses Cigarros das crônicas comuns, muito menos os Cigarros dos filmes de Róliude. Era Cigarro proibido de se fumar naquela época. O primeiro trago veio como um abraço quente, estreito, desses que apertam o peito e sufocam a respiração; não essa respiração compassada e profunda dos apaixonados, mas a respiração acelerada e superficial dos aflitos. Não havia ninguém na rua, Eu estava sozinho comigo mesmo, até que no segundo trago apareceu outro alguém. Quem? Eu. Sentei-me ao meu lado, como quem não queria nada; pedi-me um trago... tudo bem, fuma aí. Você não tem medo dos homem te pegar fumando? Você não tem medo de andar sozinho nesse escuro? Vá lá que não era um escuro de noite comum, que tem a Lua como fresta ou o brilho das Estrelas; era o escuro pleno, o escuro do sono, que não há arte que retrate, senão a arte de retratar com palavras. Ficamos ali sentados, Eu e Eu, esperando silenciosamente o que poderia ocorrer. Ventava.
De repente ele me disse que sentia algo se aproximando... se aproximando... se aproximando! Eu não enxergava nada, tão somente a brasa do Cigarro. Olhe, é a Vida que está passando por aqui; vamos, a Vida!!! O quê? Venha, a Vida está passando, corre, vamos com Ela. Bobagem, rapaz! Venha, venha se aventurar, a Vida!!! Não estou vendo nada. Então Eu vou sem Você, adeus! Para onde foi? Sumiu.
Ele pegou carona com Ela, enquanto que Eu, rindo da tolice Dele, voltei para casa, certo de não ter visto nada. Bobagem... devaneios da mente só. Vida? Sei lá... guardei meu isqueiro no bolso esquerdo da calça e voltei para o meu Lugar na Cidade, pois passava das Dez e no outro dia eu precisava acordar cedo para Trabalhar.

2 Comments:

Blogger Unknown said...

ow blz, tenho 4 kapotim freskim pra colokar lá mas to sem tempo, facu prova serviço, dai chega final de semana tem que tomar umas breja :) abração fizim

10:01 AM  
Anonymous Anônimo said...

q lokuraa!!! mto massaa!!!
fik na paz ae doidin....bjo

5:15 AM  

Postar um comentário

<< Home