Palavras Limpas

Porque a poesia pertence aos que precisam dela

28 julho 2006

Retrato Pra

Eu poderia escolher
Ser uma pedra
Ou ser um homem,
Mas escolhi ser homem

Sendo homem
Eu poderia escolher
Ser o que quiser
Mas não sei porque
Fui dar-me poeta
Que é quase o homem
Em estado de pedra

Sou homem
Sou pedra

Sou homem
Dos que andam
Dos que trabalham
Dos que dormem
Dos que comem
Dos que morrem

Sou pedra
Das que sonham
Das que cantam
Das que fenecem
Das que surtam
Das que se remoem

Sou um ser
Que não sou
Nem o que escolhi
Nem o que recusei;
Talvez eu seja
Apenas o que me restou:
As palavras.

Palavras não escritas
De vozes não ouvidas
De poesias não lidas
De crônicas não publicadas

Sou palavra
Dessas não ditas,
Dessas que buscam a compreensão

Sou a palavra
Que está guardada
Dentro dos homens
E no meio das pedras

Sou a palavra do sonho
Sou a palavra do olhar
Sou a palavra do silêncio
Sou a palavra da despedida

Uma palavra não encontrada
Uma palavra não revelada
Uma palavra não traduzida

Sou a palavra calada
De um homem resignado,
De uma pedra cheia de feridas

Sou apenas
Palavra
Palavra
Palavra,
Palavra sem definição
A que nenhum poema
Jamais
Estendeu a mão.